sexta-feira, novembro 29, 2024

Leituras e reverberaturas 20241129

 Muito se fala, publica, filma, entrevista "e mais", quando o tema é "os sem-abrigo". Porque estamos a chegar a uma época do ano em que nos é chamada a atenção "indiretamente" para o tema, partilho convosco um relatório muito interessante, onde a prevenção deste "fenómeno social" é abordada em duas vertentes relevantes para mim: a investigação científica e a inteligência artificial. Mais um exemplo positivo de humane tech.

A tecnologia de satélite está cada vez mais evoluída e em muito contribui para a observação da terra e dos seus "problemas". A ESA e a agência de exploração espacial japonesa lançaram há 6 meses o EarthCARE. Vale a pena ler os contributos deste satélite para a Ciência e Humanidade.

Ao chegarmos perto do final de 2024 aparecem previsões para 2025 em muitas áreas. Destas previsões destaco a "boa notícia" sobre a encriptação versus a computação quântica. Um preocupação emergente nos últimos anos mas que, de acordo com a informação publicada, tem já 4 algoritmos que "resistem à abordagem quântica".

Já alguma vez se sentiram rotulados no que respeita ao vosso "estilo de ser e de estar" num lugar de liderança? Não quero aqui e agora abordar o triângulo que costumo usar com os vértices "liderança", "gestão" e "comando", nem o triângulo "pessoas", "processos" e "tecnologias". Quero apenas provocar a reflexão a partir deste conteúdo. Depois de o lerem, digam-me: são sempre 1 dos 5? Ou determinadas situações demandam que mudem? E se quiserem, "temperem" a vossa reflexão com isto.

sexta-feira, novembro 22, 2024

Leituras e reverberaturas 20241122

 Esta semana dei por mim a ler sobre o tópico das cidades e inundações. O tema é muito mais complexo e com mais derivações de causas e efeitos que eu julgava saber.

Continuo a minha caminhada de aprendizagem, desta vez sobre cibersegurança. O tema é cada vez mais relevante, não apenas pelas questões relativas aos dados, mas também pelas ameaças, riscos, vulnerabilidades, resiliência, capacidade de adaptação e literacia. E também pela humanização tecnológica que temos pela frente.

Acho que estamos num caminho interessante, mas há ainda muitas oportunidades para que Portugal esteja "mais" na década digital 2030. Leiam o último relatório aqui. O contributo da PSP é este

Já conhecem o conceito de CPTED (Crime Prevention Through Environmental Design)? O tema está cada vez mais estudado e implementado. O que muito pode contribuir para a Segurança Pública (e por isso tentámos com a CIM-RC fazer formação para as Forças de Segurança e serviços municipais ligados ao planeamento e gestão do espaço urbano). Vejam aqui "7 ideias" sobre o tema.

Apesar de não ser sempre em Open Access, fico agradado com o trabalho que a Academia desenvolve sobre temas associados à Missão Policial, como é o caso deste exemplo.

sexta-feira, novembro 15, 2024

Leituras e reverberaturas 20241115

 Estive em Doha e em Londres. Estive na Figueira da Foz. Trabalho, Família e Amigos.

Várias perspetivas do Mundo, várias experiências.

O "leituras e reverberaturas" vai evoluir (espero). Menos compilação, mais reflexão. 

Mas não posso de deixar de partilhar o que acho interessante. E por isso apresento-vos o meu Amigo Alexandre Coimbra. Uma agradável surpresa consolidada (parece que ele já escrevia umas linhas). Vamos aguardar para ver e ler mais.

Porque completei no dia 1 de novembro de 2024 o 1º ano na direção do Departamento de Sistemas de Informação e Comunicações, da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, dei por mim a refletir sobre a minha prestação. Já perguntei "aos meus" o que aprendi com o Marshall Goldsmith e com o Marshall Goldsmith Stakeholder Centered Coaching. Continuo o caminho. E vocês? já perguntaram aos vossos e a vós próprios como podem ser melhores [preencham vocês]? Se quiserem abordar o tema podem começar com este artigo do João Lemos.

Acompanhem nos próximos dias a COP29. São várias iniciativas internacionais que acontecem em paralelo, mas todas sobre o mesmo futuro... o nosso e dos nossos descendentes.

Não deixem de refletir na vossa liderança em face das tendências de formação (e não só) em RH para 2025.

Por fim: eu e a equipa começámos hoje o Gratitude Affirmations. A afirmação desta semana tem a ver com as ferramentas que utilizamos para nos ajudarem a lidar com os momentos difíceis. Eu partilhei duas "ferramentas" que uso, e que normalmente verbalizo assim: "só dou importância ao que é importante" e "as atitudes ficam com quem as pratica". Pensem nisso.