Esta semana dei por mim a ler sobre o tópico das cidades e inundações. O tema é muito mais complexo e com mais derivações de causas e efeitos que eu julgava saber.
Continuo a minha caminhada de aprendizagem, desta vez sobre cibersegurança. O tema é cada vez mais relevante, não apenas pelas questões relativas aos dados, mas também pelas ameaças, riscos, vulnerabilidades, resiliência, capacidade de adaptação e literacia. E também pela humanização tecnológica que temos pela frente.
Acho que estamos num caminho interessante, mas há ainda muitas oportunidades para que Portugal esteja "mais" na década digital 2030. Leiam o último relatório aqui. O contributo da PSP é este.
Já conhecem o conceito de CPTED (Crime Prevention Through Environmental Design)? O tema está cada vez mais estudado e implementado. O que muito pode contribuir para a Segurança Pública (e por isso tentámos com a CIM-RC fazer formação para as Forças de Segurança e serviços municipais ligados ao planeamento e gestão do espaço urbano). Vejam aqui "7 ideias" sobre o tema.
Apesar de não ser sempre em Open Access, fico agradado com o trabalho que a Academia desenvolve sobre temas associados à Missão Policial, como é o caso deste exemplo.